Boleto Falso: É possível se livrar deste tormento sem fim?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Um ditado antigo conhecido mas muito atual: “Mente vazia é oficina do diabo”.

O golpe do boleto falso é velho e está ficando cada vez mais batido, mas parece que ainda não chegou ao seu fim aqui nas nossas terras.

Com a crise a quantidade de “desocupados” tem aumentado e infelizmente uma pequena porção deles sem o que fazer, procura alternativas ilegais para fazer algum “trocado” , e os boletos falsos estão entre as estratégias.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, só em 2016, o golpe desviou cerca de R$ 320 milhões; 2,5% a mais do que no ano anterior.

boleto falso min - Boleto Falso: É possível se livrar deste tormento sem fim?
Como fazer para livrar de um boleto falso?

Infelizmente você vai continuar recebendo boletos falsos enquanto houver impunidade e pessoas com a “mente vazia”.

Não existe uma maneira 100% garantida para assegurar que você não irá receber em sua casa ou escritório um boleto falso.

Se o golpe é usado é por que ele funciona, é algo como o jogo das tampinhas. Velho mas ainda dá resultado para a malandragem.

Meu Deus! Eles sabem meu CPF ou CNPJ?!

Muita gente acha que o fato de ter o CPF ou CNPJ no boleto falso é uma indicação de que o boleto é “quente”. Bem…puro engano.

Você se lembra de todas as vezes que usou seu CPF ou CNPJ para fazer um cadastro? Acredite essas informações não ficam em sigilo e ficam disponíveis em bancos de dados clandestinos e usados muitas vezes para fins suspeitos.

Muita gente registra um domínio na internet usando o CPF ou CNPJ. E os caras de mente vazia sabem muito bem como extrair dos domínios essas informações. É bem simples na verdade.

boleto fornecedor min - Boleto Falso: É possível se livrar deste tormento sem fim?
Conheça os seus fornecedores

Uma das dicas mais importantes para quem não quer pagar boleto falso é conhecer muito bem seus fornecedores.

Se você sabe a quantidade de boletos que recebe mensalmente, qualquer boleto “extra” será muito bem analisado.

Usar um CRM para registrar quem fornece qualquer produto ou serviço pode ser de grande ajuda. Listamos 3 opções gratuitas que você pode considerar aqui neste artigo.

Nunca pague um boleto que você desconfia ser falso. É melhor pagar o juros do atraso do que ser enganado por um boleto falso.

origem min - Boleto Falso: É possível se livrar deste tormento sem fim?
Saiba identificar a origem do boleto

Todo boleto tem informações sobre o número do banco. Confira essas informações antes de pagar. A Caixa Econômica por exemplo fornece alguns detalhes que podem ajudar.

Os boletos podem ser previamente verificados nos caixas automáticos da maioria dos bancos, onde existe um leitor de código de barras que normalmente indica, depois da leitura, os dados de base do boleto quais banco e agência do beneficiário.Fonte

spc min - Boleto Falso: É possível se livrar deste tormento sem fim?
SPC e SERASA não são listas de condenação eterna

Muita gente se desespera ao ver qualquer menção ao SERASA ou SPC. Isso pode causar atitudes impensadas que vão gerar mais prejuízo do que ser listado em uma destas empresas .

E-mails que alertam sobre supostas dividas e que “ameaçam” inclusão nos serviços de proteção ao crédito são uma ferramenta usada por criminosos para enganar.

Primeiro eles enviam nesse alerta um link para ou um anexo de um suposto boleto “milagroso” que quita a sua dívida. O temor de ter o nome no SPC ou SERASA faz com que a pessoa pague o boleto sem pensar.

Outro risco ainda mais perigoso: anexos ou links infectados com vírus de computador ou outra ameaças como Ransonware por exemplo.

Nunca, nunca, e nunca mais uma vez abra anexos ou clique em links em e-mail como estes. A não ser que você tenha certeza absoluta da origem. Certeza significa 100% garantido.

Pare de ficar com medo de ter seu nome ou o nome da sua empresa no SPC ou SERASA. Quem não deve não teme. E quem deve sabe muito bem como pagar.

seguro min - Boleto Falso: É possível se livrar deste tormento sem fim?

Cuidado com a emissão de boletos

Se você emite boletos use apenas um endereço de e-mail para enviar os mesmos. Notifique seus clientes sobre todos os detalhes relativo ao seu boleto.

Se possível envie uma fotos para evidenciar detalhes exclusivos da sua cobrança (endereço, banco etc) para que ela não seja nunca confundida com um boleto falso.

Proteja os dados dos seus clientes em um ambiente seguro e protegido contra invasores. E lembre-se sempre de deixa aberta uma linha de comunicação para que qualquer dúvida sobre autenticidade do seu boleto seja verificada.

Leia também:

Alimentos para o cérebro: Cinco recomendações para profissionais de contabilidade

Bitcoins:  O que todo contador precisa saber sobre a moeda virtual

Os dez termos em inglês que todo contador precisa saber

Conheça os contadores mais influentes na internet em 2017


Artigo escrito exclusivamente para a ContabilNews. É permitido a divulgação, desde que o link (URL) e a fonte (ContabilNews) sejam mencionados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×