Conciliação bancária: 5 dicas para uma conciliação perfeita

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A conciliação bancária é um procedimento contábil onde se tem por objetivo fazer refletir nos movimentos contábeis os lançamentos bancários.

Essa atividade ela é normalmente desenvolvida pelo setor financeiro e integrado com a contabilidade. Não é incomum o setor de contabilidade também realizar a conciliação bancária gerando assim um retrabalho.

Muitos sistemas possuem módulos especiais de conciliação bancária. Os bancos normalmente possuem arquivos que podem ser importados pelos sistemas e o módulo trata de conciliar os créditos e débitos em aberto de acordo com o arquivo importado.

Porém, para que atividade seja feita de forma correta e rápida, é necessário que o sistema esteja “preparado” para fazer a conciliação, ou seja, que os créditos e débitos já estejam previamente registrados.

Cada uma dessas movimentações deverá receber um tratamento diferente no ato da conciliação, pois apresentam-se de formas diferentes em um sistema de controle.

Conheça as principais movimentações encontradas em uma conciliação bancária.

pagamentos diversos min - Conciliação bancária: 5 dicas para uma conciliação perfeita

Pagamentos Diversos

Todos as saídas de caixa referente a fornecedores, folha de pagamento, aluguéis e entre outros são incluídos nesse item.

Normalmente já estão previstos e registrados no sistema próprio da empresa, torna o trabalho de conciliar mais fácil.

Há também uma ferramenta chamada CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) que é uma ferramenta do próprio banco para facilitar a integração e a conciliação bancária.

credit min - Conciliação bancária: 5 dicas para uma conciliação perfeita

Cartões de crédito, débito e voucher.

Para estes casos, há de se considerar que a administradora de cartões faz os créditos em conta a partir de condições pré-determinadas em contrato, como prazo de pagamento e taxas administrativas.

Portanto, o sistema deve estar configurado para registrar as vendas em cartão, nos vencimentos corretos e com os valores líquidos (já descontadas as taxas administrativas).

Essa configuração vai ajudar muito na tarefa de conciliação, ainda mais quando se tratar de empresas com grande movimentação desta forma de recebimento.

tarifa min - Conciliação bancária: 5 dicas para uma conciliação perfeita

Tarifas bancárias

As tarifas também fazem parte da conciliação bancária. Elas são descontadas direto da conta bancária em contra-prestação de um serviço bancário.

Alguns programas próprios já realizam esses lançamentos direto pela importação do extrato bancário. Caso não tenha disponível um programa, a saída é realizar os lançamentos manualmente.

depositos min - Conciliação bancária: 5 dicas para uma conciliação perfeita

Depósitos bancários

De longe, conciliar os depósitos realizados na conta bancária é a tarefa mais desafiadora de uma conciliação bancária. Acredite, muitas pessoas depositam dinheiro e não avisam sobre o depósito.

Para esse caso não tem mágica, é entrar em contato com o setor comercial e realizar um trabalho de investigação. Muitos utilizam uma conta contábil chama “Conciliação” de natureza credora, como contra-partida de uma entrada no banco sem identificação.

boleto min - Conciliação bancária: 5 dicas para uma conciliação perfeita

Boletos a receber

É muito comum a emissão de boletos para que os clientes possam efetuar os pagamentos de suas compras. Quando o volume de transações começa a aumentar muito, o correto registro em sistema torna-se vital.

Há um relatório que os bancos emitem chamado “francesinha”, onde os créditos são listados de forma analítica. A análise deste relatório é fundamental pois os bancos fazem um único recebimento totalizando os boletos pagos no dia.

Somente com este relatório é possível verificar se todos os boletos que estavam em aberto foram realmente pagos. Vale ressaltar que os bancos normalmente cobram taxas de compensação destes boletos, que também devem ser registradas para fins de conciliação.

 

Gostou? Leia também:

Alimentos para o cérebro: Cinco recomendações para profissionais de contabilidade

Fraudes contábeis: Conheça os três casos mais comuns do uso da contabilidade criativa

Os dez termos em inglês que todo contador precisa saber


Artigo escrito exclusivamente para a ContabilNews. É permitido a divulgação, desde que o link (URL) e a fonte (ContabilNews) sejam mencionados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×