Contabilidade emocional: Como ter um ambiente de trabalho melhor?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Todos nós precisamos das emoções que são essenciais para nossas relações. Neste artigo queremos destacar um pouco do que podemos chamar de “contabilidade emocional”.

Nossas emoções desempenham um papel fundamental na nossa existência e de maneira muito importante em nossas relações com os outros ao nosso redor.

Ignorar que todos somos sujeitos a mudanças de comportamento e alterações de humor é algo totalmente improdutivo. Mas como podemos administrar e contabilizar nossas emoções?

inteligencia emocional - Contabilidade emocional: Como ter um ambiente de trabalho melhor?
Inteligencia emocional é um recurso poderoso

Uma maneira de aumentar nossa força de vontade e foco é gerenciar nossas distrações em vez de permitir que elas nos gerenciem.
Daniel Goleman

A inteligência emocional pode nos ajudar a entender e conhecer e administrar nossas emoções sentimentos e também dos outros. Obtendo estes conhecimento você pode tentar gerenciar a contabilidade emocional, não apenas pessoal mas em pessoas que são importantes também.

Daniel Goleman é reconhecidamente uma das pessoas mais importantes no campo da inteligência emocional, procure por seus livros e veja por você mesmo as vantagens deste recurso poderoso.

empatia - Contabilidade emocional: Como ter um ambiente de trabalho melhor?
Contabilidade emocional e empatia

A empatia é uma capacidade única e essencial para nossa vida pessoal e profissional.

Graças a essa capacidade singular podemos nos imaginar sendo outras pessoas tentando sentir o que elas sentem. “Coloque-se no lugar de alguém”, é uma expressão que provavelmente já ouviu.

A empatia pode contribuir muito para construir uma “contabilidade emocional” centrada e direcionada a tornar você uma pessoa melhor e capaz de ajudar não apenas a si mesmo, mas os outros no seu ambiente de trabalho.

interno - Contabilidade emocional: Como ter um ambiente de trabalho melhor?
Seu foco primordial é o interno

Muitos profissionais tendem a tentar controlar tudo ao seu redor. Eles se esquecem que é praticamente impossível ter atenção a tudo o que se faz. Temos uma mente multi-tarefa sim, mas a administração emocional requer tempo.

Tente primeiramente desempenhar bem suas responsabilidade, focar no controle interno e na administração do seu comportamento é essencial para criar uma vida mais saudável e um ambiente profissional mais tranquilo e produtivo.

altruista - Contabilidade emocional: Como ter um ambiente de trabalho melhor?
Seja altruísta ao lidar com os outros

O altruísmo é uma outra ferramenta vital que deve somar em nossa “contabilidade emocional”.  Uma pessoa altruísta se importa com os outros.

Podemos ver pessoas gastando muito dinheiro, contratando serviços de “couching” para negócios, softwares de equipe etc… e uma série de estratégias que ajudam a melhorar o trabalho em equipe.

Mas ai podemos nos perguntar: Será que uma equipe de trabalho vai ser eficiente se seus membros não se importam uns com os outros?

Não estamos falando apenas de trabalho, mas do lado humano da coisa. Precisamos do altruísmo em nossas vidas. Lembre-se disso constantemente.

Pratique diligentemente o que você aprende

Uma coisa é conhecer o caminho, outra coisa é trilhar o caminho. Pratique sempre as boa coisas que você aprendeu.

Criar uma ambiente de trabalho ou mesmo uma vida harmoniosa leva tempo e esforço, não desista nunca e sempre continue de onde você parou.


Artigo escrito exclusivamente para a ContabilNews. É permitido a divulgação, desde que o link (URL) e a fonte (ContabilNews) sejam mencionados.

Leia também:

Alimentos para o cérebro: Cinco recomendações para profissionais de contabilidade

Bitcoins:  O que todo contador precisa saber sobre a moeda virtual

Os dez termos em inglês que todo contador precisa saber

Conheça os contadores mais influentes na internet em 2017

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×