Dashboard para contabilidade: Uma nova maneira de apresentar resultados

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A palavra “Dashboard” traduzida para o bom português quer dizer painel de controle. Então o dashboard para contabilidade significa um conjunto de informações contábeis demonstrada de forma graficamente diferente para a tomada de decisões da alta diretoria.

Normalmente é utilizado o software Microsoft Excel para a confecção desse painel de controle.

Nesse artigo vamos falar os gráficos mais utilizados e as informações contábeis mais importantes para formarmos nosso dashboard.

Falamos nesse artigo a importância do Excel para profissionais de contabilidade. Vale a pena dar uma conferida.

Vamos apresentar aqui uma forma de demonstrar diferente os principais relatórios contábeis: BP, DRE e DFC juntamente com alguns relatórios gerenciais: Orçamento, Fluxo de caixa etc.

Cabe salientar que não existe uma receita de bolo, cada empresa ou cada cliente prefere algumas informações do que outras.

Os modelos mais comuns de dashboard para contabilidade.

 EBITDA min - Dashboard para contabilidade: Uma nova maneira de apresentar resultados
EBITDA ou LAJIDA

O EBITDA é uma sigla em inglês que traduzida significa o Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortizações. Esse é um índice utilizado no mundo todo e é bastante utilizado para precificação de empresas.

Normalmente ele é apresentado da seguinte forma abaixo, através de um gráfico de linhas e cada mês o LTM (os últimos doze meses acumulados) do EBITDA.

EBITDA LTM 1 - Dashboard para contabilidade: Uma nova maneira de apresentar resultados

Dessa forma, fica clara a evolução e o crescimento ou não da empresa nos últimos doze meses descontando qualquer sazonalidade do negócio.

despesas min - Dashboard para contabilidade: Uma nova maneira de apresentar resultados

Despesas real x orçada.

Uma preocupação constante de um CFO ou CEO é o controle das despesas da empresa. Então sugerimos um gráfico de barra comparando sempre a evolução das despesas ao longo dos meses comparada com o que foi orçado.

O orçamento é uma potente ferramenta de controle das despesas. Dessa forma ficaria parecido com esse gráfico demonstrado abaixo:

despesa real x orçado - Dashboard para contabilidade: Uma nova maneira de apresentar resultados

A intenção desse dashboard é apontar pontos de atenção nos resultados da empresa. Caso seja necessário, os números devem ser abertos para melhor investigação de grandes variações.

financeiro min - Dashboard para contabilidade: Uma nova maneira de apresentar resultados

Índices financeiros

São índices calculados em cima dos relatórios contábeis que representam a saúde financeira da empresa. Os mais comuns são os índices de liquidez, os prazos médios e os de rentabilidade.

Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Sendo de grande importância para a administração da continuidade da empresa, as variações destes índices representam um sinal amarelo e deve ser investigado.

As informações para o cálculo destes índices são retiradas unicamente do Balanço patrimonial, demonstração contábil que evidência a posição patrimonial da entidade, devendo ser atualizadas constantemente para uma correta análise.

Para esse exemplo, vamos representar o índice comparativo do mês atual com o indicativo de aumento ou não em relação ao mês anterior. Utilizaremos somente o ILG, ILS e o ILC.

Da mesma forma faremos com os prazos médios (PMP, PMR e PME) e o com o ciclo financeiro.

indices financeiros - Dashboard para contabilidade: Uma nova maneira de apresentar resultados

 

capital min - Dashboard para contabilidade: Uma nova maneira de apresentar resultados
Necessidade de capital de giro

Muitas empresas não suportam o crescimento por falta de caixa. É muito natural empresas que acumulam lucros constantes quebrar por conta do seu longo ciclo financeiro e falta de caixa.

No nosso dashboard vamos acrescentar esse índice de forma diferente, vamos calcular a necessidade de capital de giro divido pela receita bruta LTM. Vamos apresenta-lo em um gráfico de linha dos últimos doze meses para ver a evolução dessa necessidade.

Esse índice representar que para cada 1 real de receita eu vou precisar de 0,0x reais de capital de giro.

NCG - Dashboard para contabilidade: Uma nova maneira de apresentar resultados

dashboard min 1 - Dashboard para contabilidade: Uma nova maneira de apresentar resultados
O dashboard

Agora o desafio é juntar todos esses gráfico e torna-lo agradável e de fácil leitura para nosso cliente. Recomendamos a utilização de um fundo escuro para destacar bem os gráfico e utilizar as cores do seu cliente nos gráficos. Achamos uma boa forma de organizar dessa forma abaixo:

dashboard - Dashboard para contabilidade: Uma nova maneira de apresentar resultados

 

Essa foi uma sugestão, é muito importante também você conhecer os principais termos em inglês utilizados no meio contábil. Sugerimos a leitura desse artigo.

 

Assine nossa Newsletter:


Artigo escrito exclusivamente para a ContabilNews. É permitido a divulgação, desde que o link (URL) e a fonte (ContabilNews) sejam mencionados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×