DRE: O relatório contábil mais visado pelos empresários

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é o relatório onde se mede o lucro ou prejuízo de uma Entidade. Nela são dispostas as contas de receitas e despesas e no final o confronto com o resultado contábil.

A grande novidade da DRE é que ela tem se utilizado de forma gerencial, ou seja, fora dos padrões societários. Para se encaixar a informação para um público específico (normalmente interno), a DRE tem sido modificada conforme a necessidade desse grupo.

Naturalmente a DRE é o relatório mais visado pelos empresários, uma vez que responde a principal pergunta do empresário: o negócio no final dá lucro?

Nesse artigo vamos conhecer as principais características da DRE Gerencial e da DRE Societária.

 societaria-min
DRE Societária

Na lei 6404/1976 em seu artigo 178, o legislador deixou muito clara a forma como a DRE deve ser apresentada. Ela deve começar apresentando a receita da entidade e terminando com as despesas. A lei descreve da seguinte forma:

a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;

o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;

o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

Ela deve ser apurada e obrigatoriamente demonstrada uma vez por ano (final do ciclo operacional). É uma atribuição exclusiva do profissional de contabilidade.

gerencial min - DRE: O relatório contábil mais visado pelos empresários

DRE Gerencial

A ideia é a mesma, porém essa DRE é montada para um fim específico e para um público específico. Sabemos que os princípios contábeis nos orientam a montar os relatórios contábeis para o público em geral.

Além do fator citado acima, sabemos que a maioria das pequenas e médias empresas não apresentam controles contábeis satisfatórios e o contador terceirizado não está ciente ou sem interesse.

Por conta disto, o CFO (sigla utilizada para Diretor Financeiro) monta um relatório onde se demonstra as receitas, custos e despesas (muitas das vezes não respeitando o princípio da Competência) para apresentar aos sócios ou para utilizar em instrumentos de projeções para outras ferramentas financeiras.

Muito comum o uso da ferramenta do Excel para montar a DRE gerencial. Conhece o nosso artigo que fala sobre Excel para contadores? Além do artigo nós disponibilizamos uma planilha gratuita.

Cabe salientar que essa prática é extremamente perigosa na ausência de um Contador, pois a chance de distorção nos números apresentados ou na interpretação dada aos relatórios é alta.

 

Gostou do nosso artigo? Ajude compartilhando e comentando com a sua opinião. Ela é muito valiosa para gente.

Qualquer dúvida ou sugestão pode enviar um e-mail para [email protected] Nós vamos ter o prazer de responder você.

Já conhece a nossa página no Facebook? Clique aqui e fique por dentro de todas as novidades do nosso portal.

Leia outros artigos:

Alimentos para o cérebro: Cinco recomendações para profissionais de contabilidade

Bitcoins:  O que todo contador precisa saber sobre a moeda virtual

Boleto falso: É possível se livrar deste tormento sem fim?

Conheça os contadores mais influentes na internet em 2017


Artigo escrito exclusivamente para a ContabilNews. É permitido a divulgação, desde que o link (URL) e a fonte (ContabilNews) sejam mencionados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×