Excel para contadores: 3 fórmulas cruciais para contabilidade

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Todos nós sabemos a importância do contador moderno conhecer a ferramenta do Excel. Cada vez mais é exigido em vagas de analistas e superiores o conhecimento avançado no Excel.

Algumas fórmulas específicas são as mais utilizadas, e nós vamos falar aqui as cinco crucias. Isso quer dizer que com essas fórmulas você vai conseguir fazer quase tudo que  seja necessário.

Além das dicas de Excel, nós vamos disponibilizar uma planilha de escrituração contábil. Ela já está totalmente parametrizada para você escriturar e gerar os principais relatórios contábeis (BP, DRE e DFC).

planilha min 1 - Excel para contadores: 3 fórmulas cruciais para contabilidade

Vamos conhecer então as 3 fórmulas crucias para qualquer situação no Excel.

soma min - Excel para contadores: 3 fórmulas cruciais para contabilidade
SOMASES

Uma das fórmulas mais utilizadas pelos os usuários do Excel. É uma das funções de matemática e trigonometria, que adiciona todos os seus argumentos que atendem a vários critérios para realizar uma soma.

Por exemplo, você usaria SOMASES para somar o valor de um lançamento contábil cuja a conta contábil seja o banco e o centro de custo uma loja específica.

A planilha em Excel que estamos disponibilizando é toda formatada em cima desta fórmula. Ela funciona da seguinte forma: SOMASES(intervalo_soma; intervalo_critérios1; critérios1; [intervalo_critérios2; critérios2];…).

 

excel para contadores contabil news

Nos intervalos de soma e de critério, recomendamos selecionar a coluna inteira. Assim para cada adição não há necessidade de alterar a fórmula.

 localizar min - Excel para contadores: 3 fórmulas cruciais para contabilidade
PROCV

Essa é a fórmula mais conhecida e mais cobrada nos processos seletivos. Saber Excel é crucial para o contador, mas se você souber somente a fórmula PROCV já é 70% do conhecimento necessário.

Use a função PROCV, uma das funções de pesquisa e referência, quando precisar localizar algo em linhas de uma tabela ou de um intervalo. Por exemplo, para pesquisar o nome de uma conta contábil através do código dela.

A fórmula funciona da seguinte forma: =PROCV(Valor que você deseja pesquisar, intervalo no qual você deseja pesquisar o valor, o número da coluna no intervalo contendo o valor de retorno, Correspondência Exata ou Correspondência Aproximada – indicado como 0/FALSO ou 1/VERDADEIRO).

Para informações mais detalhadas o site oficial da Microsoft dá dicas com videos sobre Excel e especificamente essa fórmula tem um tutorial ótimo. Clique aqui para ir.

extract min - Excel para contadores: 3 fórmulas cruciais para contabilidade

EXT.TEXTO

Muitos dos sistema de gestão (ERP) são capazes de exportar os relatórios para o Excel e normalmente o histórico desses relatórios não vem legal. Com isso, a fórmula EXT.TEXTO ajuda bastante a retirar alguma informação desse texto.

A fórmula funciona assim: EXT.TEXTO(texto; núm_inicial ; núm_caract).

Exemplo, nos lançamentos contábeis o histórico vem da seguinte forma: “INCLUSÃO NF 980971 FORNECEDOR XYZ AQUISIÇÃO DE MATERIAIS”. Se eu quiser cruzar o relatório contábil com o relatório de inclusão de notas fiscais a informação única é o número da NF.

Para extrair o número da NF em outra célula eu vou usar a fórmula EXT.TEXTO da seguinte forma: =EXT.TEXTO(célula do texto; 13; 6). Ou seja, vou começar a contar a parti da 13º letra e extrair somente 6 caracteres.

planilha min 1 - Excel para contadores: 3 fórmulas cruciais para contabilidade

Gostou dessa informação? Compartilhe com seus amigos e os ajude também a entender essas 3 fórmulas básicas do Excel.

Conheça nossa página no Facebook e esteja sempre antenado nos nosso artigos e notícias.

 

Leia também:

Alimentos para o cérebro: Cinco recomendações para profissionais de contabilidade

Bitcoins:  O que todo contador precisa saber sobre a moeda virtual

Os dez termos em inglês que todo contador precisa saber

Conheça os contadores mais influentes na internet em 2017


Artigo escrito exclusivamente para a ContabilNews. É permitido a divulgação, desde que o link (URL) e a fonte (ContabilNews) sejam mencionados.

  • Mauricio Araujo

    Fiz todos o procedimento para receber as planilhas, mas não me deram nenhum local para baixá-la.
    Não recebi nada e vocês pegaram meu e-mail.
    Lamentável.
    E agora, o que faço?

    • Mauricio,

      Você receberá a planilha em alguns minutos no seu e-mail. Caso não receba, por favor mande e-mail para [email protected] e nós disponibilizaremos para você.

      At,

      • Lidianny

        Gostaria de receber a planilha, informei meu nome e e-mail mas disse que ja sou cadastrada. Poderiam me enviar? [email protected] Obrigada!

        • Olá Lidianny,

          Já enviamos para o e-mail informado.

          At,

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×