Fluxo de caixa: O principal relatório de gestão da tesouraria

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O profissional de contabilidade precisa entender e usar a ferramenta de fluxo de caixa para o seu negócio ou dos seus clientes.

Normalmente essa ferramenta é mais conhecida pelos administradores e economistas, já que é uma atribuição clássica da tesouraria cuidar do caixa da empresa. É muito comum uma empresa quebrar por falta de caixa mesmo tento resultados positivos (lucros) constantes.

Mas por que acontece esse fenômeno? Como uma empresa extremamente lucrativa pode quebrar? Como uma empresa deficitária pode ser atraente para o mercado? O fluxo de caixa em conjunto com os relatórios contábeis explicam e bem a essas perguntas.

O fluxo de caixa é tão importante quanto os relatórios contábeis. Conheça nesse artigo um pouco mais sobre essa ferramenta de gestão.

oq caixa min - Fluxo de caixa: O principal relatório de gestão da tesouraria

O que é o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma importante ferramenta de controle da tesouraria no qual é listada todas as entradas e saídas de dinheiro (seja pelo banco ou por caixa) em um determinado período. Importante ressaltar que há a necessidade de realizar uma classificação dessas entradas e saídas de recursos financeiros.

O fluxo de caixa pode ser utilizado para registrar o passado e prever o futuro (previsão de caixa). A ferramenta mais utilizada para se montar um fluxo de caixa é o Excel. Há diversas soluções no mercado para se automatizar um fluxo de caixa, o melhor é estar integrado em um sistema de gestão integrado ERP. Conheça nosso artigo no qual falamos do BI.

caixa positivo min - Fluxo de caixa: O principal relatório de gestão da tesouraria

Fluxo de caixa projetado.

Como dissemos acima, a ferramenta também é utilizada para prever o caixa futuro da empresa. Essa informação é de extrema importância pois te dá uma capacidade de negociar empréstimos com bancos antecipadamente (caso preveja um furo de caixa) ou orçar investimentos produtivos ou financeiros (caso preveja uma grande sobra de caixa).

Ressaltamos que a capacidade de prever o caixa futuro vai da maturidade da equipe de gestão, uma vez que imprevistos acontecem o tempo todo.

report min - Fluxo de caixa: O principal relatório de gestão da tesouraria

Apresentação do relatório.

Na ferramenta são listadas primeiramente as entradas de recursos financeiro com uma classificação básica de natureza.

Depois são listadas as saídas de dinheiro também devidamente classificados.

Há uma linha de variação líquida do caixa no período, o saldo inicial (SI) de caixa e o saldo final (SF). Importante ressaltar que a conta SI – SF = Variação líquida do caixa.

Além dessa forma de apresentação, é comum a análise da ferramenta através dos gráficos. Por meio deles é possível visualizar a curva de desempenho, comparando receitas e despesas em um determinado período e identificando tendências.

demo min - Fluxo de caixa: O principal relatório de gestão da tesouraria

Demonstração do fluxo de caixa (DFC)

A DFC permite saber quais foram as entradas e saídas de dinheiro que ocorreram em um período específico, seja no caixa, nas contas bancárias ou nas aplicações financeiras que a empresa possui com liquidez imediata.

Com o DFC é possível ainda averiguar qual o resultado causado na empresa por cada uma destas movimentações financeiras.

Entre diversas outras informações, a Demonstração de Fluxo de Caixa aponta onde os recursos financeiros da empresa foram aplicados e qual a origem desses recursos, possibilitando uma melhor gestão das entradas e saídas de dinheiro e evitando desvios e erros.

A principal diferença entre os dois modelos é a fonte de informação. O DFC utiliza os demonstrativos contábeis como principal fonte de informação. Já o fluxo de caixa usa somente a informação puramente financeira.

 

Assine nossa Newsletter:

Leia também:

Alimentos para o cérebro: Cinco recomendações para profissionais de contabilidade

Bitcoins:  O que todo contador precisa saber sobre a moeda virtual

Os dez termos em inglês que todo contador precisa saber

Conheça os contadores mais influentes na internet em 2017


Artigo escrito exclusivamente para a ContabilNews. É permitido a divulgação, desde que o link (URL) e a fonte (ContabilNews) sejam mencionados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×