Renda Básica Universal: Realidade ou sonho muito distante?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Imagine amigo contabilista que você acorda todos os dias e vai trabalhar com uma preocupação a menos:

Você terá dinheiro para pagar suas despesas essências no final do mês.

Independente se conseguir mais clientes ou não, se seus clientes irão te pagar ou mesmo se o seu empregador vir a atrasar o seu salário.

Como isso é possível? Estamos falando da Renda Básica Universal. Que de acordo com alguns pensadores seria uma estratégia essencial para assegurar tudo o que precisamos essencialmente em nossas vidas.

Essa ideia pode soar um pouco estranha mas acredite, em 2017 alguns países irão implementar a Renda Básica Universal em caráter de testes e outros já fazem isso parcialmente a algum tempo, como é o caso dos EUA que paga um salário de mais de U$1.000,00(mil dólares) para cada um dos 700 mil habitantes do estado do Alasca.

finlandia
Finlândia um laboratório para a Renda Básica Universal

Agora em 2017 a Finlândia, pais desenvolvido no norte da Europa, pretende aplicar o conceito da Renda Básica Universal para 2.000 cidadãos que receberão a partir deste mês de janeiro 560 euros, aproximadamente R$1.900,00 todos os meses.

Uma das principais razões para a implementação da Renda Básica Universal seria o aumento da tecnologia no trabalho. Alguns estudos apontam quase 60% dos empregos estão em risco nos países da OCDE graças a automação e inovações tecnológicas que deixam a “mão de obra” menos necessária.

Não é apenas uma questão de melhor qualificação. É evidente que não teremos sempre empregos para todos no futuro.

comunismo

Isso está soando “Socialista” demais!

Se você é ou conhece alguém que adora ver socialismo aonde quer, saiba que a “Renda Básica Universal” não é essencialmente uma ideia relacionada ao socialismo ou outros “ismos” que a gente encontra por aí.

A renda básica é defendida tanto por liberais como não liberais também.

Recentemente Elon Musk grande empresário e visionário radicado nos EUA e dono de grandes empresas como TESLA e SpaceX falando sobre das nossas necessidades para o futuro tocou neste assunto e disse que “existe uma boa chance de termos uma renda universal básica, ou algo do gênero”.

salario
Salário mínimo ou renda básica?

Segundo constituição brasileira o nosso salário mínimo que foi recentemente ajustado para R$ 937,00(01/17) deveria cobrir necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social.

Muito bonito não é verdade? Você conhece alguém que recebe salário mínimo e consegue fazer tudo isso? Essa pessoa, se existir, merece um prêmio.

A Renda Básica Universal tem um objetivo diferente. Ela garante o essencial para todos, esteja trabalhando ou não. O que pode ajudar a resolver alguns problemas sociais.

Renda Básica “já existe” no Brasil?

O que parece surpreendente é que a renda básica pelo menos no papel já existe aqui no Brasil.

A lei que regulamenta a criação da Renda Básica no Brasil nunca saiu do papel embora tenha sido sancionada em 2004 no governo do ex-presidente Lula. Tal lei foi criada pelo ex-Senador e economista Eduardo Suplicy. Ele recebeu o título “Honoris Causa” pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica) por eu trabalho em prol da Renda Básica Universal.

Fonte:“Carta Capital”.

renda

E a contabilidade deste sonho como fica?

É claro que a renda básica universal não será implementada no Brasil da noite para o dia. É preciso analisar cada aspecto desta ideia e fazer a “contabilidade” desta quase utopia.

Mas realmente é algo a ser considerado dados a diversos fatores como a constante automatização das tarefas e uso de tecnologia para dinamizar processos o que infelizmente tira cada vez mais pessoas do mercado de trabalho.

 

Leia também:

Fraudes contábeis: Conheça os três casos mais comuns do uso da contabilidade criativa

Os dez termos em inglês que todo contador precisa saber

Cinco dicas para reuniões de trabalho produtivas e eficientes

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×