Entenda de uma vez por todas a diferença entre VGBL e PGBL

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Atualmente, quem se aposenta não pode mais contar somente com a Previdência Social para garantir o sossego na terceira idade. As instituições financeiras (bancos, seguradoras, etc.) oferecem uma série de investimentos que podem complementar a aposentadoria.

Uma dessas soluções é o Plano de Previdência Privada e atualmente existem duas modalidades o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). Mas você sabe qual é a diferença entre VGBL e PGBL?

 

Qual é a diferença entre VGBL e PGBL?

A principal diferença entre os dois reside no tratamento tributário dispensado a um e outro. Em um dos casos, o PGBL, o imposto de renda incide apenas no momento do resgate já no outro, o VGBL o IR incide apenas sobre os rendimentos.

Vamos agora especificar as características de cada plano.

 

PGBL

O plano de previdência privada do tipo PGBL existe como uma previdência complementar, e, nele, o Imposto de Renda incide sobre o valor total a ser resgatado ou recebido como renda.

Caso a pessoa faça a declaração anual completa do IR, ela pode deduzir o valor investido, sempre respeitando o limite máximo de 12% da renda. Ou seja, se a pessoa ganhou de salários e rendimentos R$ 100 mil em um ano e investiu parte das reservas num PGBL, pode deduzir da base de cálculo do Imposto de Renda a quantia de até R$ 12 mil.

VGBL

O plano de previdência privada do tipo VGBL é considerado um seguro de pessoa. Os prêmios e contribuições pagos nesse tipo de plano não podem ser deduzidos na declaração do Imposto de Renda. Desta forma, o VGBL é mais indicado para beneficiários que adotam o modelo simplificado da declaração.

O VGBL funciona como um seguro de vida, pois garante a indenização ao segurado ainda em vida, desde que ele esteja em dia com suas contribuições.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×