Autenticação de dois fatores: Comece a usar ontem

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Imagine acordar em um esplêndido dia de primavera, abrindo seu laptop e percebendo que você não pode acessar suas contas online. Seu e-mail foi violado, seu site, seu trabalho mais precioso, agora se foi, e seu cartão de crédito foi usado para transações obscuras.

Já pensou na possibilidade de ter todas informações de declaração de imposto de renda dos seus clientes simplesmente apagada? Ou pior alguém rouba as mesmas e esta agora subornando você ou mesmo seus preciosos clientes?

Se você é um contador atualizado é bastante provável que mantenha suas informações na nuvem.

Seja usando qualquer serviço de armazenamento, e-mail, pagamentos, etc… suas informações são preciosas e devem ser protegidas a todo custo, e a autenticação de dois fatores pode ajudar.

2FA
O que é autenticação de dois fatores?

Provavelmente você já deve ter percebido que alguns bancos oferecem um recurso de autenticação além da senha pessoal. As vezes é um “Token” que gera uma sequencia de números.

Tais números e a sua senha permitem acesso a serviço ou autorizam transações. Essencialmente é isso que autenticação de dois fatores permite.

É é um mecanismo de autenticação para verificar se a sua identidade é legítima. Atualmente usando seu celular é possível ter esse recurso rápida e facilmente.

password-min
É mais seguro que o meu “super password”?

Por mais seguro que possa ser sua senha ela ainda é vulnerável. Sabemos que existem vírus e outras ameaças que especificamente foram criadas para roubar senhas, sejam elas forte ou fracas.

A autenticação de dois fatores garante que o acesso a determinado serviço ou informação só será garantido se a pessoa possuir as duas informações que autenticam o usuário.

Cerca de 65% das pessoas usam a mesma senha em todos os lugares. Isso é muito parecido com ter apenas uma chave para a sua casa e seu carro.

cloud-min
Aonde devo começar a usar essa tecnologia?

A resposta mais simples: aonde você não quer que ninguém além de você tenha acesso. Siga os links para ver como pode ser feito em alguns serviços.

Exemplos de onde deve-se usar:

  • Bancos Online
  • Lojas Virtuais e Carteiras (Amazon, PayPal)
  • Email (Gmail, Yahoo, Outlook)
  • Contas de Armazenamento na Nuvem (Dropbox, Box, OneDrive, Google Drive)
  • Redes Sociais (Facebook, Twitter, Linkedin, Tumblr)
  • Gerenciadores de Senha (LastPass)
  • Aplicativos de comunicação (Slack, Skype, WhatsApp)

A maioria dos serviços mencionados já oferece o recurso então não perca tempo e comece a usar logo a autenticação de dois fatores

Leia também:

Alimentos para o cérebro: Cinco recomendações para profissionais de contabilidade

Bitcoins:  O que todo contador precisa saber sobre a moeda virtual

Os dez termos em inglês que todo contador precisa saber

Conheça os contadores mais influentes na internet em 2017

Assine nossa Newsletter:


Artigo escrito exclusivamente para a ContabilNews. É permitido a divulgação, desde que o link (URL) e a fonte (ContabilNews) sejam mencionados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×